22 de setembro de 2010

Palestras e Oficinas para o Curso Técnico em COMÉRCIO EXTERIOR


Estudantes de Comércio Exterior, seguem abaixo as atividades relacionadas à sua área. Com o objetivo de aproveitar a feira é essencial que as conheçam e inscreva-se!

# Dia 05/10:
  • Oficina de Logística: Dinâmica surpresa; Ministrante: Andrea Sala; Horário: 19h50min; Local: Multimídia I. (oficina)
"A logística envolve raciocínio e movimento. Nesta atividade a professora convidada Andrea Sala comandará uma atividade que ajuda no entendimento da importância do pensamento estratégico do profissional de Logística e de Comércio Exterior."

  • Made in China: Como buscar e desenvolver fornecedores na China; Ministrante: Vitor Fabian Brock (empresa: Airfix); Horário: 19h50min; Local: Sala de Eventos.
"A China é sem dúvida a principal origem de diversos produtos que consumimos hoje e, ignorar este gigante industrial não é uma opção para as empresas. Porém surgem diversas dúvidas: por onde devo começar? Onde vou buscar os fornecedores? Como vou negociar? Assim, o objetivo desta palestra é responder dúvidas básicas de como buscar e desenvolver fornecedores na China, utilizando-se o estudo de caso da Airfix, que importa ferramentas industriais desde 2002, como referência. A palestra será desenvolvida em três partes: a) oferecer uma breve caracterização do mercado chinês para compreender por que a china é a potência que é hoje; b) desenvolver um entendimento de como a mentalidade Chinesa funciona para evitar coques culturais nas negociações; e por fim, c) explicar como a Airfix buscou e desenvolveu seus os fornecedores três diferentes períodos. Desta forma, espera-se responder as dúvidas básicas e encaminhar os primeiros passos na busca de produtos na China."

  • O Brasil em Destaque no Cenário Internacional: Perspectivas e Oportunidades Profissionais; Ministrante: Cyntia Calixto; Horário: 21h10min; Local: Sala de Eventos.
"A crescente participação do Brasil no comércio internacional e sua respectiva atuação nos organismos internacionais ampliam a necessidade de profissionais especializados para atividades de exportação, importação, marketing internacional, negociações e contratos. O objetivo da palestra é apresentar aos estudantes o mercado de trabalho no Brasil, as possíveis áreas de atuação do profissional de comércio exterior e as respectivas aptidões necessárias.  Para isso, será ressaltada a pluralidade do curso e das áreas de conhecimento relacionadas (disciplinas do curso). Tendo em vista a minha especialização em Relações Internacionais e experiência em Consultoria Internacional, o foco será dado na atuação junto aos organismos governamentais (Câmaras de Comércio e Consulados), Associações de Classe e Consultoria Empresarial."
  • As responsabilidades do profissional no Comércio Exterior; Ministrante: Leandro Hennemann (empresa: Hennemann); Horário: 21h10min; Local: Sala 707.

"A profissional em Comércio Exterior está sujeito ao dolo e a culpa. A palestra está focada em ações que lhe possibilitem atuar no comércio exterior entendendo suas responsabilidades e obrigações, gerando conciência de seus atos nas suas tomadas de decisões."

# Dia 06/10:
  • TCC: A Sustentabilidade Ambiental como Recurso de Internacionalização: O Manejo da Espécie Caiman Yacare; Horário: 19h50min; Local: Sala 703.

"O jacaré do Pantanal estava em extinção quando o IBAMA aprovou o sistema ranching de manejo da espécie. Porém, para que surtisse efeitos, era necessário que empresas se cadastrassem no sistema de rastreabilidade junto ao Instituto. A dificuldade de cadastramento impedia que mais empresas se interessassem em exportar produtos com peles desses animais, de alto valor agregado. O TCC aborda a criação de um questionário e a elaboração de um manual que possibilitou um incremento das exportações dos clientes de um curtume especializado em Novo Hamburgo, desenvolvido durante o curso técnico de Comércio Exterior."
  • TCC: Estudo de Melhoria no Setor de Desenvolvimento de uma Empresa de Importação; Horário: 21h10min; Local: Sala 703.

"Importar é uma atividade que envolve informações precisas e rápidas. Durante o estágio a aluna fez um mapeamento das dificuldades de trânsito de informações numa empresa importadora com escritório na China e propôs melhorias que pudessem gerar informações mais seguras para clientes e fornecedores. A empresa reconheceu o mérito do trabalho, que possibilitou a contratação da aluna."
  • OFICINA: A Cadeia de Suprimentos e o Comércio Exterior; Horário: 21h35min; Local: Sala 705.

"A ideia de LOGÍSTICA para quem não é da área está fundamentada no transporte. Essa atividade procurou demonstrar que LOGÍSTICA é muito mais amplo que isso e envolve desde o indivíduo no chão de fábrica até o consumidor final. Nessas maquetes, atividade final do componente curricular LOGÍSTICA no curso técnico de COMÉRCIO EXTERIOR foi oportunizado ao aluno apropriar-se de elementos que os fizessem compreender a importância dos fluxos de materiais, informações e recursos financeiros para o sucesso de suas atividades no Comércio Internacional."


# Dia 07/10:
  • PAINEL: A Estratégia Logística Como Fator de Competitividade nas Organizações; Horário: 19h50min; Local: Sala 706.
"Apresentar os conceitos básicos de Estratégia Logística Internacional e sua aplicabilidade dentro de uma organização, desenvolvendo o conceito e a importância do operador logístico dentro dessa atividade e proporcionando aos participantes uma estrutura para gestão das operações de suprimento internacional."

  • Logística Internacional - Panorama do Mercado; Horário: 19h50min; Local: Sala 705.
"Irá apresentar as principais rotas globais de comércio internacional sob a ótica da logística, abordando quais são os principais portos, aeroportos e meios de transporte envolvidos em operações de exportação e importação com o Brasil. Será comentado sobre o que tem acontecido na área de logística internacional nos últimos anos e os principais impactos da recessão de 2009 tanto no exterior como no Brasil. No nosso país, será apresentado um panorama atual da infra-estrutura logística nas operações de comércio exterior. Também será falado das tendências para o próximo ano e as alternativas que tem sido buscadas para melhorar a eficácia logística nas operações internacionais."


  • Redes empresariais: a nova face das organizações; Horário: 19h50min; Local: Sala 701.
"Apesar de todo potencial das pequenas e médias empresas no cenário econômico, elas enfrentam ainda muitos problemas como limitação de recursos, marketing, treinamento e inovação tecnológica. As redes empresariais tem se mostrado uma prática capaz de aumentar os níveis de competitividade. Um modelo de redes empresariais é o Programa Redes de Cooperação no Estado do RS, que congrega um aproximação de micro e pequenas empresas de diferentes setores e diversos segmentos.A palestra tem por objetivo mostrar como essa nova forma de organização pode trazer vantagens competitivas para os seus associados e tornar seus indicadores superiores aos de seus concorrentes."

  • Uma Corrida em Busca da Sustentabilidade; Horário: 19h50min; Local: 703.
"A palestra aborda conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, baseado em autores reconhecidos no ramo, também apresenta a evolução do conceito de sustentabilidade, destacando seus elementos chave como: eqüidade; futuridade; preservação da biodiversidade; respeito aos direitos humanos; incorporação do conceito de ciclo de vida e responsabilidade sobre os produtos; atendimento ao mercado, tendo em vista a competição e novas demandas; mudança de valores ; necessidade de transparência e de atendimento à demanda da sociedade; preocupação com o ciclo de vida dos produtos e a cadeia produtiva; busca de parcerias e novas formas de se relacionar com os agentes de interesse; uma nova dimensão de tempo e novas estratégias e planejamento a longo prazo e a busca por formas de decisão mais participativas (princípio da “governança corporativa”)."

  • Liderança para Comex e Logística; Horário: 21h10min; Local: Sala 705.
"Desenvolver a capacidade de liderar em negociais globais, tornou-se fundamental nos dias de hoje, perante as constantes incertezas que o contexto oferece. Essa palestra trata deste tema, com enfoque especial à Logística e ao Comércio Exterior."

  •  Vantagens e desvantagens de negociações globais para a competitividade – Um estudo de caso da empresa Artecola no mercado brasileiro; Horário: 21h10min; Local: Sala 706.
"O estudo tem como objetivo destacar uma vantagem estratégica decorrente da internacionalização, levando em consideração a atuação da área de compras na construção de vantagens competitivas no concorrido cenário internacional. Deste modo o estudo busca apresentar as vantagens e desvantagens obtidas pela empresa Artecola em decorrência de mudanças na sua estratégia organizacional, uma vez que, já estava inserida no mercado internacional e redesenhou a estrutura de negociação e aquisição de matérias primas essenciais à fabricação de seus produtos, com o intuito de construir um diferencial competitivo nos mercados em que atua."


PROMOÇÕES
A CIARTEC é você quem faz, inscreva-se!
A cada noite que você participa*¹, você concorre a lanches e livros, além de garantir sua presença e o certificado de participação.

Ou então: participe nas 4 noites da feira e concorra à um grande prêmio surpresa .Dia do Sorteio*²: 15/10, durante o Coquetel.

Nos dias e/ou horários em que não haver atividades direcionadas à sua área, participe de outras palestras e oficinas e adquira mais experências.

*¹: acesse PROMOÇÃO e conheça o regulamento.
*²: acesse  PROMOÇÃO e conheça o regulamento.